https://josecicero.wikispaces.com/UNIDADE+2+-+CULTURA+DAS+REDES
Nesta
Unidade, temos o propósito de aprofundar as reflexões iniciadas na
Unidade anterior, desenhando um panorama amplo das diversas
características da cultura jovem atual, altamente tecnificada,
principalmente na perspectiva da lógica das redes.
Diversas questões nos inquietam e mobilizam para a escrita destes estudos:
Diversas questões nos inquietam e mobilizam para a escrita destes estudos:
- Quem são esses sujeitos que estão nascendo e crescendo em uma cultura altamente tecnificada?
- De que forma as tecnologias estruturam seus modos de agir, de se relacionar, de aprender?
- Quais diferenças são mais perceptíveis, se comparadas com as gerações anteriores?
- Quais prejuízos são observados? De que forma a família e a escola estão lidando com essas questões?
- Quais qualidades e comportamentos benéficos lhes são característicos? Os benefícios estão sendo reconhecidos e valorizados?
Procuramos detalhar categorias de sentido para mapear características gerais e evidenciar as imbricações entre essas questões complexas. Os comentários e hipóteses que apresentamos ao longo do texto se fundamentam em nossos estudos e experiências pessoais. Também buscamos inspiração e bases compartilhadas no trabalho de outros estudiosos engajados em pesquisar as relações contidas na tríade educação-tecnologia-sociedade.
Objetivos de aprendizagem
- Identificar características gerais da cultura contemporânea altamente tecnificada, também reconhecida como cibercultura ou cultura das redes.
- Buscar compreender as relações socioculturais emergentes na cibercultura.
- Reconhecer e aprender a valorizar as aprendizagens que os jovens realizam nos ambientes de mídia social.
- Reconhecer a importância da socialização e construção de subjetividade que ocorre nas comunidades online.
- Compreender o potencial de desenvolvimento criativo das novas tecnologias, especialmente na dimensão de produção de mídias.
- •Avançar na exploração das possibilidades educativas das mídias sociais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário