18/10/2013

Tecnologia na Educação

http://revistaescola.abril.com.br/blogs/tecnologia-educacao/

Chega de papelada! Conheça um aplicativo para ajudar você a se organizar

Tablet com o aplicativo Evernote. Foto: André Menezes
Você, professor, sabe bem como os papéis dominam boa parte de sua vida. São listas de coisas a fazer, cadernos de planejamento, diários de classe, textos utilizados em sala, anotações de encontros pedagógicos… enfim, uma infinidade de documentos que você precisa carregar para cima e para baixo.
Para facilitar a administração dessa papelada toda, existem – ainda bem! – diversos aplicativos. Um dos melhores disponíveis é o Evernote. Com versões para celulares, tablets e computadores, ele serve como um grande bloco de notas capaz de substituir boa parte dessa pilha de papéis. Abaixo, pensamos em quatro maneiras de organizar sua vida utilizando o app. Aproveitem!

Registre notas como quiser

Além de criar anotações usando o teclado de seu aparelho, é possível fazer notas em áudio, vídeo ou manuscritas. Essas ferramentas podem ser úteis para registrar momentos em sala de aula, em que não dá para ficar digitando na tela dos aparelhos.

Anexe arquivos a suas notas

O aplicativo permite que você anexe documentos a suas anotações. Ao usá-lo para planejar uma aula, por exemplo, você pode anexar os materiais que passará aos alunos. Também é possível guardar e organizar textos que você usa para sua formação pessoal.

Organize melhor seus arquivos e anotações

Você pode agrupar suas notas em cadernos (como “pastas”) e etiquetas. Uma maneira bacana de se organizar é separar as notas por sala em que você leciona e separar os assuntos (Avaliações e Planos de Aula, por exemplo) como categorias. Assim, fica mais fácil encontrar tanto os conteúdos relativos a uma turma quanto aqueles que falam de um tema específico.

Não se esqueça de nada

O aplicativo permite que você crie checklists e associe lembretes a suas notas. Assim, você não esquece nada do que precisa fazer. Na hora de planejar sua semana, crie uma lista com as coisas que pretende informar aos alunos. E use os lembretes para não esquecer datas importantes, como o dia de fechamento do bimestre.

Evernote

O que faz? Administra e armazena notas e documentos
Por que é legal? Ajuda a organizar a vida de quem precisa lidar com muitos papéis
Plataformas Android, iOS, MAC e PC
Preço Gratuito na versão mais simples, com os recursos citados no post. A versão premium custa 10 reais por mês ou 90 reais por ano.
Onde baixar https://evernote.com/intl/pt-br/evernote/

Nenhum comentário:

Postar um comentário