31/10/2013

MENSAGENS INOVADORAS !


A primeira base da mudança é o foco no conhecimento integrador e inovador

“Sempre há o que aprender, ouvindo, vivendo e sobretudo, trabalhando, mas só aprende quem se dispõe a rever as suas certezas.” Darcy Ribeiro

Bases para uma educação inovadora


Especialista em mudanças na educação presencial e a distância
Uma educação inovadora se apóia em um conjunto de propostas com alguns grandes eixos que lhe servem de guia e de base. As tecnologias favorecem mudanças, mas os eixos são como diretrizes fundamentais para construir solidamente os alicerces dessas mudanças.
As bases ou eixos principais de uma educação inovadora são:

· o conhecimento integrador e inovador,

· o desenvolvimento da auto-estima/auto-conhecimento,

· a formação do aluno-empreendedor

· a construção do aluno-cidadão

São pilares que, com o apoio das tecnologias, poderão tornar o processo de ensino-aprendizagem muito mais flexível, integrado, empreendedor e inovador. Vejamos como entender estes eixos fundamentais.
Na sociedade da informação todos estamos reaprendendo a conhecer, a comunicarmos, a ensinar e a aprender; a integrar o humano e o tecnológico; a integrar o individual, o grupal e o social.
Uma mudança qualitativa no processo de ensino/aprendizagem acontece quando conseguimos integrar dentro de uma visão inovadora todas as tecnologias: as telemáticas, as audiovisuais, as textuais, as orais, musicais, lúdicas e corporais."
(MORAN, José Manuel – doutor em comunicação pela USP - Ensino e aprendizagem inovadores com tecnologia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário