22/11/2013

ORIENTAÇÕES DA UNIDADE 3 - MÍDIAS SOCIAIS E ESCOLA - CAMINHOS PARA A CIDADANIA

Atividade 3.1 - Diretrizes da escola frente ao uso das mídias sociais
A proposta para essa atividade é que você ajude a desenvolver a política da sua escola sobre o uso de mídias sociais, como o Facebook. O desafio é grande, mas os resultados certamente compensarão!
Há inúmeras estratégias que você pode utilizar para articular uma ação dessa grandeza. Fique à vontade para dialogar com seus pares e coordenação sobre a abordagem que consideram mais adequada para sua escola. De qualquer forma, também temos algumas sugestões que talvez possam lhe ser úteis:
Ajude a promover a realização de um debate entre o corpo docente e coordenação da escola sobre a cultura jovem, importância das mídias sociais para esse público e as possibilidades desse tipo de tecnologia na escola. Você pode sintetizar informações de nossos estudos até aqui. Selecionamos, ainda, mais alguns materiais que ajudarão a fomentar esse diálogo e a qualificar o debate.
Materiais sugeridos para estudo:
a.No guia “Facebook para Educadores” (Versão em Português), você encontrará informações sobre possíveis usos do Facebook na educação, incluindo:
- as sete maneiras que os educadores podem utilizar o Facebook;
- os esclarecimentos sobre as políticas de segurança do Facebook – a ferramenta tem uma política para o uso pelos menores de dezoito anos;
- as dicas para permanecer atualizado sobre as configurações de segurança e privacidade no Facebook; 

- as orientações para promover a boa cidadania no mundo digital.
b. Para fomentar as reflexões sobre o uso do celular em sala de aula, selecionamos um artigo que apresenta dicas práticas bastante interessantes:
“O uso pedagógico do telefone móvel (celular)”
c. Como usar redes sociais a favor da aprendizagem – reportagem da Revista Nova Escola.
Busque respostas para algumas questões básicas problematizadas anteriormente:
- Quais os impactos do uso das mídias sociais (incluindo redes sociais e telefone celular) na escola? Quais os seus benefícios? E os riscos?
- No caso de proibição de uso, existem justificativas claras? Registrem em detalhes relatos de problemas que levaram a essa decisão.
- No caso de liberação ao uso, quais atividades são permitidas e incentivadas? Quais posturas/atividades/usos serão restringidos?
Quando já tiver avançado rumo a um consenso entre o corpo docente e a coordenação, elabore um documento com uma proposta inicial para ser debatida com a comunidade escolar.
• Na continuidade, sugerimos que integre novas percepções, com a participação de pais e alunos. Essa etapa pode ser realizada por meio de várias ações, como:
- a disponibilização, por meio do site da escola, do documento elaborado pela escola para apreciação, sugestões e críticas;
- os diálogos com os estudantes, em sala de aula, para possibilitar ampla manifestação de concordância, críticas, propostas etc.; e
- uma assembleia com pais e alunos (ou suas representações).
• Ao final do processo é importante garantir que o documento seja de conhecimento de todos e esteja facilmente acessível para consultas posteriores. Esse material pode ser publicado no site ou blog de sua escola.
• Também gostaríamos de solicitar que você conte sucintamente como foi realizada a atividade e compartilhe o link para o documento em nossa Comunidade Virtual Redes de Aprendizagem no e-ProInfo. Pode ainda postar no seu blog, afinal esse processo poderá ser muito útil para outras escolas.

Atividade 3.2 - Traçando o histórico da relação escola/comunidade
Provavelmente, a escola onde você atua já possui projetos e ações comunitárias. Portanto, em primeiro lugar, caso ainda não exista, organize um material apresentando uma síntese histórica das principais ações que a escola realizou com a comunidade.
Focalize em relatar ações comunitárias induzidas e promovidas pela escola envolvendo os jovens durante o processo pedagógico, as quais possibilitaram o exercício dessa característica do jovem brasileiro de sonhar e querer fazer algo por sua comunidade localmente.
Empenhe-se em contar essa história, com riqueza de detalhes, fotos, divulgação nos meios de comunicação entre outras informações que considerar relevantes.
Orientações para a realização da atividade:
•Convide outros colegas de sua escola para colaborarem nesta atividade. Pode, inclusive, lançar a ideia para a direção da escola (quem sabe isso não se torna uma ação coletiva?).
•Estabeleça um cronograma para realizar essa pesquisa. Sugerimos que utilize uma ferramenta online para facilitar a articulação e distribuição de tarefas entre todos. Essa é uma excelente oportunidade para aplicar os estudos de ferramentas a fim de apoiar processos cooperativos que estudamos no curso “Introdução à Educação Digital”.
Realize o levantamento de todos os materiais e registros disponíveis na escola sobre as ações já realizadas. Para essa etapa, as TIC podem apoiar no registro e partilha das informações coletadas. Por exemplo: GoogleDocs.
•Complemente essas informações entrevistando ou dialogando informalmente com pessoas que participaram. Nessas interações, busque, também, por análises de pontos de sucesso e fragilidades de cada ação (esse registro será importante para analisar melhores estratégias para interações futuras).
•Escolha o formato do material e a ferramenta para criar o material. Você pode utilizar seus conhecimentos de ferramentas já utilizadas ou aproveitar para conhecer outras possibilidades. Consideramos interessante que você se
desafie a explorar e aprender sempre. Afinal, é importante que você exercite sua autonomia, pois a todo o momento surgem ferramentas com novos recursos e possibilidades mais interessantes. Portanto, esteja atento a outras dicas dos colegas e lembre-se de manter o hábito de buscar referências no Portal do Professor. No espaço Links, há diferentes categorias interessantes para descobrir novas ferramentas (softwares de edição e outros softwares educacionais ou de recursos digitais).
•Produza o material com a síntese das informações obtidas.
•Compartilhe os resultados com a comunidade escolar. É muito importante que esse material seja compartilhado com todos os professores da escola, a fim de facilitar/potencializar novas ações com a comunidade, e que esteja disponível para complementações. Uma reunião pedagógica pode ser um momento pertinente para compartilhar e avaliar juntos os seguintes aspectos relevantes para planejamentos futuros:
- Quais ações/projetos tiveram maior êxito na promoção de engajamento comunitário dos jovens?
- Houve continuidade das ações?
- Como foram desenvolvidas? Quais os pontos fortes dessa metodologia?
- O que poderia ser aprimorado?

Postagem: Blog de sua escola e no seu blog.

Atividade 3.3 - Buscando pontes de cooperação com a comunidade
Na atividade anterior, você registrou um histórico de ações entre escola e comunidade. Agora, pretendemos avançar no caminho de articulação de pontes de cooperação. Para isso, sugerimos que você realize um mapeamento de Instituições que já realizam trabalhos sociais na comunidade e conheça suas propostas e projetos, de forma a avaliar a possibilidade de cooperação com ações da escola e realização de projetos em parceria.
Orientação para a atividade:
•Identifique, na área de abrangência da escola, entidades comprometidas com o fortalecimento da comunidade, por meio do desenvolvimento de projetos nas áreas de educação, cultura e tecnologia. Conheça e registre informações sobre cada entidade (Missão, Visão, Projetos em andamento, Contatos – pessoas, meios de comunicação etc.).
•Analise a possibilidade de atuação conjunta entre escola e comunidade – registre essas ideias. Caso tenha ideias de possibilidades de ações conjuntas, registre-as também.
•Elabore um material digital com as informações levantadas a fim de compartilhar com seus colegas de escola. Talvez, algumas das iniciativas que você conheceu tenham atuação em abrangência nacional. Nesses casos, é útil compartilhar suas descobertas também em seu blog e em nossa comunidade Redes de Aprendizagem.
Postagem: em seu blog  e  da escola.

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