16/09/2013

CURSO REDES DE APRENDIZAGEM Unidade 1 – Cultura midiática e escola


                                              Atividade 1.1- A imagem da escola  
Momento 1:
Realizem a primeira etapa da atividade individualmente ou em pequenos grupos:
Acessem uma ferramenta de busca na web;
Selecionem a opção de busca por imagens (opção normalmente apresentada em menu no topo da página) e pesquisar imagens usando palavras-chave relativas ao processo educativo: aula, professor, escola.
Em seguida, no grande grupo, compartilhem as descobertas e analisem os principais resultados obtidos: Quais mensagens essas imagens transmitem acerca do papel do professor e do estudante?
Qual a proporção de imagens que apresentam uma cena tradicional de professor transmitindo informações?
Qual a proporção de imagens onde o aluno tem um papel passivo de apenas ouvir, copiar, exercitar?

Momento 2:  Agora sugerimos que você tire fotos dos vários espaços da sua escola em um dia qualquer. Em que medida as cenas colhidas são similares às que você obteve nas suas pesquisas na web?
Sintetize suas reflexões (no formato que desejar) em um documento ou apresentação e compartilhe no ambiente e-ProInfo.
Caso tenha dúvidas no uso dessa ferramenta, seu formador poderá lhe auxiliar.
Postagem: Portfólio

Atividade 1.2 - Ingresso na Comunidade Virtual Redes de Aprendizagem, no e-ProInfo
Momento 1:
Convidamos você a ingressar na Comunidade Virtual Redes de Aprendizagem, a qual será muito útil em nossos estudos neste curso.
Seu(sua) formador(a) irá lhe apoiar nesse procedimento.
Em seguida, sugerimos iniciar sua participação na Comunidade, com uma postagem no Mural para uma breve apresentação e divulgação do endereço de seu blog pessoal.
- Aproveite para visitar o perfil e os blogs de outros cursistas, integrantes de nossa Comunidade. Ao visitar outros colegas, você já pode ir inserindo-os na sua rede de relações.
Momento 2:
Sugerimos, ainda, uma reflexão sobre a Comunidade Virtual Redes de Aprendizagem e o conceito de comunidade que acabamos de estudar. Você consegue observar nesta proposta as qualidades definidas por Jenny Preece (2005). Caso identifique lacunas, sugerimos que o grupo realize esse debate e estabeleça acordos para pautar a caminhada na consolidação de uma Comunidade Virtual Redes de Aprendizagem efetiva. Lembre-se de deixar esse acordo registrado para que possa ser retomado a qualquer momento!

Apresentação no fórum da comunidade Redes de Aprendizagem
Atividade 1.3 - Relação homem-técnica.   Momento 1:
Hoje, há uma grande quantidade de vídeos na rede, em sites como o YouTube, Vimeo, entre outros.
Indicamos alguns vídeos para o(a) seu(sua) formador(a), visando a instigar reflexões e debates acerca da complexa relação homem-máquina. Seu(sua) formador(a) irá indicar os vídeos que considerou mais pertinentes para esse momento.
Momento 2:  Além dos vídeos, que tal buscar exemplos práticos na sua história que lhe ajude a observar essa problemática?
Sugerimos um foco especial aos processos de inteligência e aprendizagem. Busque identificar exemplos de comparação de tecnologias na realização de ações/trabalhos cotidianos e compare as influências/mudanças. Tente analisar diferentes estratégias e formas de raciocínio e a relação com as tecnologias de suporte.
Situação-problema 1:
Analise a realização de cálculos matemáticos simples, usados no dia a dia, em situações de compra em um supermercado ou outro estabelecimento qualquer. Para isso, é interessante observar diferentes públicos acostumados à realização de cálculos usando diferentes dispositivos externos (papel e lápis, calculadora etc.) e sem esse uso. Explore sua criatividade para a criação de questionamentos que lhe instiguem a observação:

 Situação-problema 2:
Analise a realização de tarefas escolares, comparando diferentes gerações.
- Como as crianças e jovens realizam as tarefas escolares hoje? Quais tecnologias e dispositivos de suporte utilizam?
- Quais diferenças podem ser identificadas em relação às gerações anteriores?
- De que forma você considera que a mudança de tecnologias alterou o processo?

Situação-problema 3:
Analise a realização das pesquisas escolares hoje em dia e nos seus tempos de escola.
- Diferenças, semelhanças (formas de encaminhar o trabalho, fontes de referência utilizadas, as dificuldades que os alunos enfrentavam antes, e as dificuldades de agora).
Nas observações, é natural estabelecermos julgamentos de valor, classificando como benéficas determinadas tecnologias e como prejudiciais, outras. É natural e mesmo produtivo que você realize comparações. Contudo, evite julgamentos radicais e excludentes, pois para todas as situações existem muitas perspectivas e nuances, e o que pode parecer ruim sob determinado aspecto, pode apresentar benefícios quando observado de outra perspectiva. Portanto, gostaríamos de incluir no seu exercício a habilidade de investigação de forma imparcial e inclusiva.
Orientações para a realização do momento 2:
Vocês podem selecionar uma ou mais situações-problema para o grupo pesquisar e discutir. Também há a opção de escolher as situações-problema apresentadas, ou definir outra(s) problemática(s). A proposta é uma pesquisa bastante simples e rápida.
Dessa forma, a coleta de dados para a análise pode ser feita de forma empírica, por meio da observação direta de situações no dia a dia. Vocês também podem realizar entrevistas na tentativa de compreender melhor os processos em análise. Apesar do caráter informal da pesquisa, lembrem-se de registrar os dados (no caso de entrevistas, sugerimos gravação em áudio – ou mesmo pequenos vídeos feitos com seu celular) para facilitar sua análise e síntese posterior.
Realizem a partilha e o debate das informações obtidas e estruturação de sínteses no espaço indicado pelo seu(sua) formador(a).

Ao final, elaborem um material apresentando brevemente a pesquisa do grupo e os principais resultados obtidos. Vocês podem usar a mídia que desejarem.
Obs.: nos cursos anteriores do ProInfo Integrado, vocês já tiveram a experiência de criar blogs (caso você ainda não possua um blog, que tal considerar a possibilidade de construir um?) e produções multimídia. Vocês poderão aproveitar esses saberes e ampliá-los com a experimentação de novas ferramentas. (Slide com gráficos, imagem e som. Utilizar slideshare)
Postagem: um blog

Atividade 1.4 - Reflexões sobre cenários de mudança
Na sua opinião, de que forma mídias como televisão, jogos e Internet, modificaram as formas de agir e pensar de crianças e jovens da atualidade?
- Quais as implicações dessas mudanças na relação com as gerações anteriores (pais, educadores)?
- Como você percebe que essas mudanças estão a impactar o cotidiano das nossas escolas?
Seu(Sua) formador(a) irá orientá-lo na melhor forma de organização para debater essas questões.
Aproveitem a oportunidade para realizar suas próprias pesquisas e buscas por explicações.
Compartilhem ideias e descobertas nos nossos canais de interação: blogs pessoais, Comunidade Virtual Redes de Aprendizagem no e-ProInfo. Vocês podem usar quaisquer desses canais e/ou todos eles, de forma complementar. Contudo, sejam responsáveis pelas escolhas que fizerem. Dito de outra forma, queremos salientar que é essencial acompanhar os retornos/comentários que receberem de outros pares e interagir, quando for o caso.

Postagem: Fórum (na turma)

Atividade 1.5 – Registros: autoavaliativos. Nessa atividade, propomos alguns questionamentos para auxiliá-lo em suas reflexões pessoais sobre sua prática. São questões bastante pessoais, assim, a realização pode ser de forma individual, sem a necessidade de partilha. Questões para reflexão: - Qual a sua postura frente ao erro? - Como você age frente aos erros e equívocos dos seus alunos? Você concorda que errar seja parte integrante e importante do processo de aprendizagem?
- E perante aos seus equívocos e incompletudes? Como você reage quando desconhece determinado assunto que os alunos questionam? Ou quando os alunos trazem informações que descortinam aspectos conflitantes com o que você trabalhou com a turma?
Contudo, caso você e seus colegas desejem dar um caráter mais interativo a essa atividade, podem ficar à vontade para compartilhar entre si as reflexões pessoais. Podem, ainda, buscar algum vídeo ou material potencializador de aprofundamentos nas reflexões e partilhar a referência em nossa Comunidade Virtual.
Registrar referências de leitura na comunidade Redes de Aprendizagem

Atividade 1.6 - Lidando com os erros e com a diversidade
Para finalizar os estudos da Unidade, propomos brincar com as imperfeições e adversidades típicas do ser humano, utilizando a música Ciranda da bailarina, de Chico Buarque.
Os objetivos dessa atividade podem ser alcançados de muitas formas, desde possibilidades bastante simples, como, por exemplo, reunir o grupo e dançar em roda a ciranda da bailarina ou complementar a dança com dinâmicas mais elaboradas de criação de coreografias criativas e engraçadas, onde cada integrante seja desafiado (a) a criar.
Caso não consigam obter o áudio, podem, inclusive, cantá-la juntos.
Aproveitem! O mais importante é que a atividade seja agradável e interessante para o grupo!
Que tal registrar esse momento especial? Com uma simples câmera digital vocês podem realizar a gravação. E, se tiverem disponibilidade e interesse, podem publicar esse vídeo no YouTube e em nossa Comunidade Virtual para possamos todos acompanhar a celebração do grupo e vibrar em sintonia!
Por ser uma atividade de exercício da criatividade, é uma boa oportunidade para deixar fluir livremente uma atividade prazerosa com a música. Aproveite!
Ciranda da Bailarina de Chico Buarque.
Postagem: publicar esse vídeo no YouTube e em nossa Comunidade Redes de Aprendizagem

12/09/2013

CURSO: REDE DE APRENDIZAGEM ( 40h)


   ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL
UNIÃO DOS DIRIGENTES MUNCIPAIS DE EDUCAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL- UNDIME-MS

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO-  NIOAQUE-MS

PROGRAMA NACIONAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL  - PROINFO INTEGRADO 
ESCOLA MUNICIPAL “GUILHERME CORRÊA DA SILVA”
CALENDÁRIO
HORÁRIO: 17:00h  às  19:30h
SEGUNDA-FEIRA



SETEMBRO
16
30
OUTUBRO
07
21
NOVEMBRO
04
18
DEZEMBRO
02
19
 Encontro presencial   20h 
 e à distância.
Tutora: Dulcemeire







O Curso Redes de Aprendizagem, será realizado através do PROINFO INTEGRADO – Programa Nacional de Formação de Professores, este Curso acontecerá na modalidade à distância (Ambiente Virtual de Aprendizagem e-proinfo), e presenciais que acontecerão no contra turno disponibilidade da escola.

A carga horária é de 40 horas, tendo a duração de 4 meses.

Este Curso aborda em seu conteúdo as seguintes temáticas:
Objetivos do curso:  Promover a análise do papel da escola e dos professores frente à cultura digital nesta sociedade altamente tecnificada, compreendendo como as novas mídias sociais diversificaram as relações entre as pessoas, e em especial, como estas mudanças afetaram nossos jovens e se refletiram na sua relação com a aprendizagem e com a escola.

 Esta dividido em 3 unidades:
Unidade 1: Cultura midiática e escola: Problema?;  
 Unidade 2: Cultura das redes: mapeamentos fundamentais;
 Unidade 3: Mídias Sociais e Escola– Caminhos para a Cidadania.